Veja se você precisa de ajuda jurídica com sua frota de veículos

Sua empresa com problemas na frota de veículos,  pode ocasionar alterações na produtividade e perda de dinheiro.

Alguns sinais podem indicar que sua empresa pode estar com problemas na frota, e é muito importante que você fique atento a eles e os resolva o mais rápido possível, evitando problemas decorrentes disso. Abaixo, listamos 9 sinais de que sua empresa pode estar com problemas, separados em duas categorias, a dos problemas com motoristas e a dos problemas com veículos, confira:

PROBLEMAS COM MOTORISTAS

Problemas trabalhistas com motoristas.

Nas empresas de ônibus ou transporte, o funcionário com carteira suspensa não pode dirigir. Para não ser dispensar o funcionário, a empresa desvia ele de sua função, colocando alguns, por exemplo, na função de cobradores.

Isso gera problema trabalhista, pois o motorista tem salário mais alto. O advogado trabalhista pode se aproveitar da situação e agir contra a empresa.

Motorista impedido de dirigir (suspenso).

A ocorrência de multas resulta na impossibilidade do motorista de dirigir. Por esse motorista estar tecnicamente inativo, as seguradoras muitas vezes não os pagam por considerarem seu trabalho inabilitado.

Aumento das ações trabalhistas de motoristas.

O aumento de ações trabalhistas por parte de motoristas, que muitas vezes alegam que as empresas não arcam com os gastos de direitos trabalhistas, pode interferir no andamento de sua empresa.

Esses problemas podem gastar tempo e dinheiro da empresa, e ainda manchar seu nome, por isso é importante sempre se atentar à essa questão tão importante,

Motoristas desmotivados.

Os casos de motoristas desmotivados (inserir link http://www.rosancoimbra.com.br/5-problemas-por-conta-de-motoristas-desmotivados/) pode ir desde motoristas doentes e faltantes, gerando desfalque na equipe, até motoristas que eventualmente simplesmente perdem o interesse pela empresa.

Há também motoristas que não são comprometidos com a empresa, o que gera piora na qualidade do serviço e na insatisfação dos clientes, que são tratados de maneira rude.

Isso pode ocasionar no remanejamento de motoristas, precisando sempre ter motoristas reservas e eventuais, o que aumenta os custos de sua frota.

PROBLEMAS COM VEÍCULOS

Está com um ou mais veículos parados?

Estar com um ou mais veículos parados pode indicar a falta de manutenção necessária nos mesmos, o que certamente irá atrapalhar no andamento dos serviços prestados por sua empresa.

Tal desfalque na quantidade de veículos pode ocasionar em dinheiro gasto com manutenções, além de maior tempo na realização dos serviços da frota.

Caminhão parado.

Problemas com cassação podem fazer com que o caminhão pare de andar.

Se o caminhão ficar 90 dias sem funcionamento, ele corre o risco de ir a leilão, resultando em perda para sua empresa, que irá sofrer com os impactos da falta de veículo.

Atrasos nas entregas, decorrentes de problemas com motoristas e caminhões parados.

Os caminhões parados, como citado acima, além de correrem o risco de irem a leilão e ainda ocasionarem em gastos para sua frota, também geram atrasos nos serviços.

Este problema não só é causado pela falta dos caminhões, mas também dos motoristas, que podem ficar impossibilitados de dirigir por não possuírem o veículo (ou ainda, por conta dos problemas citados no item 4).

Com as entregas atrasadas, sua empresa sofre um desfalque e pode ficar malvista pelos clientes, prejudicando sua reputação e fazendo-o perder dinheiro.

Aumento os custos operacionais.

Os fatores anteriormente citados irão gerar aumento nos custos operacionais e sistemas de manutenção dos veículos.

Tudo isso atormenta muito o gestor da frota, que precisará lidar com um planejamento minucioso para entender o quanto está gastando e pensar em soluções para reduzir o custo da frota (inserir esse link http://www.rosancoimbra.com.br/reduzir-o-custo-da-frota/)

Gastos crescentes com multas.

Os gastos crescentes com multas nas empresas é um dos grandes motivos pelos quais as empresas frotistas perdem dinheiro, e isso ocorre, muitas vezes, por falta de informação.

Há alguns casos de multas que podem ser questionados, ajudando a frota a recorrer a essa multa e, em alguns casos, levando à sua anulação.

Entretanto, muitos gestores de frota não possuem essas informações, e acabam pagando uma quantidade exorbitante de multas, que interferem no orçamento de sua frota.

O que posso fazer para resolver esses problemas?

Se você se identificou com um ou mais problemas citados acima, você precisa de ajuda com a gestão de sua frota.

A solução ideal é optar por uma assessoria de trânsito, que irá analisar os casos que ocorrem dentro de sua empresa e encontrar as melhores soluções para eles.

A Rosan Coimbra & Associados é uma sociedade de advogados especialista em advocacia do trânsito e transporte, e realiza um tratamento individualizado e eficaz, encontrando a melhor solução para seu problema.