Motoristas desmotivados ao dirigirem podem causar transtorno, resultando em diversos problemas, alguns deles com risco de gravidade maior, a seguir, separamos 5 problemas que podem surgir por conta de motoristas desmotivados:
Aumento no número de infrações de trânsito
O profissional do volante não irá se preocupar em dirigir com cautela, o que pode incorrer em infrações de trânsito, além de acumular multas em seu prontuário, motivo de suspensão e cassação do direito de dirigir.
Risco de acidente
A violação de regras de comportamento de trânsito gera aumento no risco de envolvimento do motorista em acidentes, trazendo prejuízo financeiro e para a imagem da empresa junto aos seus clientes.
Redução no desempenho da função
Essa questão tem sido muito abordada por profissionais da área de psicologia do trabalho, mas é público e notório que a perda da produtividade do motorista desanimado pode contagiar os demais colegas de trabalho, gerando redução de desempenho em massa.
Potencializa conflito na relação de trabalho e no trânsito
O motorista desmotivado adquire atitudes desrespeitosas com os demais colegas, tanto na relação de trabalho, quanto na de usuário da via pública, se envolvendo em discussões e brigas. Esse comportamento pode certamente prejudicar a imagem da empresa.
Falta de colaboração
Por certo, o motorista não estará empenhado em atingir metas ou realizar compromissos com dedicação e afinco, ao contrário disso, estará desinteressado em relação à sua função e se mostra indiferente com seu conceito junto aos demais colegas.
Para lidar com a condição de desmotivação do motorista, pode-se recorrer a reuniões com os funcionários e conversa com os mesmos para trazer orientação e conscientização sobre seu papel junto à companhia.
Entretanto, para tal, é extremamente recomendável que se busque um profissional especializado que possa oferecer os artifícios necessários para a resolução desses problemas e até mesmo evitá-los, como um advogado.
O advogado poderá prestar assessoria para amenizar as consequências causadas pelo motorista desmotivado, entretanto, a atuação preventiva será de um profissional especializado da área de Recursos Humanos ou de treinamento motivacional.
O profissional que prestar assessoria exercerá um trabalho de extrema importância e que, certamente ajudará positivamente na otimização do serviço prestado pelo funcionário, além do que evitará perda de lucros, conflitos interpessoais e desgaste da imagem da empresa.