Reduzir o custo da frota irá aperfeiçoar os resultados de sua gestão, colaborando para melhor e maior visibilidade de seu produto e também possibilitando o aumento da vida útil do mesmo. Abaixo, constam cinco dicas imprescindíveis para reduzir seu custo:
Documento do condutor em ordem
Procure monitorar a situação do Prontuário de Condutor do motorista, trata-se de documento em que são registradas todas as ocorrências importantes na vida do condutor. Assim, levar a eventual suspensão e cassação do direito de dirigir, bloqueio administrativo para apuração fraude e afins.
Deve ser observada a pontuação que consta na Carteira Nacional de Habilitação e orientar o condutor a evitar persistência da conduta, através de treinamento e orientação profissional, porquanto se suspenso, ocasiona no desfalque da equipe e sobrecarrega os demais profissionais e a própria empresa com hora-extra e insatisfação.
É importante lembrar que as seguradoras exigem que a carga a ser transportada tenha um motorista responsável e com documentações em ordem. Podem ocorrer casos de recusa do motorista pela seguradora na hora de embarque da carga, ou ainda, a possibilidade de ser abordado em alguma blitz estando com a carteira irregular, obrigando a empresa a substituí-lo.
Verificar o documento do veículo
As infrações por irregularidade nas condições do veículo não geram pontuação para o condutor, apenas para a empresa. Entretanto, poderá ocorrer a apreensão ou retenção do veículo para aguardar sua regularização.
Cuidar da manutenção da frota
Pneu careca, lâmpada queimada e equipamento obrigatório inoperante ou com defeito, entre outras falhas, podem colocar em risco as condições de dirigibilidade do veículo e causar acidente e prejuízos para empresa. Por isso, a manutenção preventiva sempre será o melhor investimento.
Documentação da carga transportada
A questão deve ser entregue nas mãos de profissionais responsáveis e competentes, isto evitará desgastes e preocupações desnecessárias com atraso na entrega da encomenda transportada.
Caso se trate de carga especial, como materiais químicos ou inflamáveis, por exemplo, a lei exige cuidados especiais de sinalização e equipamento de segurança, além de cursos especiais para o motorista designado, esses cuidados evitarão possível retenção do veículo e aplicação de multa de trânsito ou meio ambiente.
Medidas de segurança
Ter uma orientação de profissionais de segurança patrimonial, além de sistema de rastreamento e monitoramento certamente ajudará a poupar a ação de criminosos e prejuízos para as empresas de transporte de carga. Não se pode descartar a questão de treinamento de pessoal em caso de tratar-se de vitimas, a fim de diminuir o impacto causado pela situação de stress.
Nessas situações, o advogado poderá orientar e atuar na defesa em caso de liberação de veículo apreendido, regularização da Carteira Nacional de Habilitação suspensa ou cassada e bloqueada, além de contar com outros profissionais para o apoio na regularização das situações apontadas anteriormente. Por exemplo, o acompanhamento na elaboração de boletim de ocorrência, inquérito policial e outras medidas administrativas e judiciais necessárias.
Portanto, a orientação de um advogado é imprescindível para que as documentações, negociações e cuidados com os veículos sejam feitos de maneira séria e focada, visando obter progresso.